Seu site médico é atualizado?

Antes da visita à clínica, quase sempre o paciente entra no site do médico.

Atualmente, são utilizadas – preferencialmente – formas de comunicação que além de sólidas, sejam objetivas. Em era de globalização, a internet não só é acessível à grande parte da população, como é também um grande meio de pesquisa, seja de conteúdo ou de serviços.

Diante dessa realidade, supõe-se a utilização de sites para promoção e divulgação dos mais diversos negócios. As plataformas na internet permitem objetividade durante a busca de informações e isso é válido para sites de médicos também. As clínicas que possuem esse meio de comunicação à disposição recebem visibilidade, a partir das informações transmitidas e dos níveis de contato existentes.

Antes da visita à clínica, boa parte das vezes, o paciente entra no site e, através deste meio, tem seu primeiro contato com o serviço médico. Ele espera encontrar informações sólidas, outros meios de contato, uma boa identidade visual, detalhes sobre a clínica, endereços, perfis de profissionais qualificados, especializações e tratamentos oferecidos. Além disso, quando o site possui a opção de agendamento de horários online, a funcionalidade é ainda maior perante as necessidades do paciente.

No entanto, não é funcional oferecer essas informações, quando elas não estão atualizadas. Esse tipo de erro não só afasta o cliente da clínica, quanto o faz duvidar do profissionalismo dos médicos e demais funcionários que ali trabalham. A partir dessa desfunção, a divulgação e promoção do negócio ficam comprometidas, além do bem-estar do paciente que não consegue o direcionamento que deseja.

Os textos postados devem ser claros, não podem conter erros de grafia ou semântica e devem agradar em sua construção visual. Além dessas premissas, é válido que o site seja responsivo, ou seja, que exista uma versão mobile, para os clientes que o visitem através do celular – atividade extremamente comum atualmente, devido à praticidade. Os sites que não oferecem layout responsivo são considerados fora das boas práticas de usabilidade e são penalizados, em uma busca espontânea, por exemplo.

O conjunto de ações consideráveis na criação e atualização do site pode ser primordial para o crescimento da clínica, reconhecimento do bom atendimento médico, profissionalismo e divulgação de serviços. É importante, também, lembrar que na comunicação, os processos são orgânicos, se renovam. Sua clínica deve acompanhar essa evolução, buscando o que há de mais novo e eficiente no mercado.