Por que contratar uma empresa especializada em marketing para área médica?

Entenda a importância de trabalhar com uma equipe capacitada.

Além de atender seus pacientes, muitas vezes o médico acaba tendo que exercer também o papel de administrador. Gerenciar e cuidar da imagem de sua clínica ou consultório, implica em atividades que não fazem parte da sua formação em medicina. Ocasionalmente, ao incorporar essas funções o médico comete erros que podem comprometer seus resultados. Vamos tentar esclarecer nesse texto qual a importância de contar com um serviço especializado na área de marketing em saúde.

 

Entendendo conceitos

Muita gente confunde marketing com propaganda. Primeiro vamos tentar entender a diferença entre os dois de um jeito fácil, para então explicar o porquê de contratar uma agência especializada em marketing para médicos.

A publicidade é, basicamente, uma das muitas ferramentas à disposição do marketing, mas ela foca somente na divulgação dos seus serviços. Já o marketing é muito mais abrangente, que inclui desde estratégias para atrair o público e continua com a fidelização e manutenção do paciente. O marketing molda serviços, avalia atendimentos, ressalta os pontos positivos e busca aprimorar os negativos, ele busca atender as necessidades do cliente.

 

Por que contratar?

Agora que entendemos o que difere os dois termos, vamos listar alguns motivos para contratar uma agência de marketing em saúde:

  1. Não acumular funções – a vida de médico costuma ser bastante atarefada e administrar tudo sozinho pode não ser uma boa ideia. Delegar a função de cuidar da imagem do consultório ou clínica deve ter o intuito de poder se dedicar integralmente à profissão que é sua prioridade.
  2. Visão 360° – o marketing abrange tudo que está relacionado à imagem do médico e do consultório ou clínica: material gráfico, site, redes sociais, apresentação da clínica e da equipe, relacionamento e fidelização do paciente.
  3. Profissionais qualificados – Por mais que o médico tenha outras habilidades, como na área de empreendedorismo e tenha uma boa visão de marketing, sempre existe algum ponto importante que pode ficar defasado, por isso o mais recomendado é contratar uma equipe especializada.

 

O que a agência vai fazer pelo médico?

Olhar para o serviço de uma maneira completa e traçar estratégias, alinhando alguns pontos:

  • definição do objetivo;
  • definição do público-alvo;
  • canais adequados de divulgação;
  • verba destinada à mídia;
  • escolha das estratégias para a construção de um relacionamento duradouro;
  • retenção do paciente por meio da satisfação.

 

Concluindo, é importante trabalhar com uma equipe que, além da experiência com marketing, tenha know-how na área da saúde e nas normas do Conselho Federal de Medicina, para que a imagem do médico esteja resguardada.

São muitas as possibilidades de divulgar um serviço médico, mas é desafiador fazê-lo de forma impactante e ética. Evitar o sensacionalismo e a autopromoção são premissas básicas de qualquer comunicação para médicos.