Dicas de decoração para clínicas e consultórios

O que você deve saber antes de começar um projeto de decoração para o seu espaço.

O velho ditado diz: a primeira impressão é a que fica. Quando se trabalha atendendo pessoas, vem a constatação de que essa premissa é a mais pura verdade. Por isso é tão importante investir em uma boa apresentação do seu consultório ou clínica.

 

Tornar o ambiente mais confortável e aconchegante é apenas um dos pontos. É importante passar segurança e profissionalismo em cada detalhe da sua decoração, pois essas experiências fazem parte do marketing de serviços, tão pouco falado, mas tão necessário em todas as áreas, em especial na área médica. Existem alguns passos para seguir que irão te ajudar na hora de fazer seu projeto de decoração:

 

  • Reconhecer o perfil do seu paciente – fazendo a identificação de qual o tipo de paciente que será atendido, ficará mais fácil entender quais são as necessidades dele. Se os seus pacientes são idosos, por exemplo, é fundamental que a decoração seja pensada para facilitar a locomoção e segurança destas pessoas. Depois desse processo, você estará apto a pensar melhor a decoração para clínica em todos os aspectos. Se são mulheres, jovens, prover uma decoração feminina e moderna pode ser interessante.
  • Conforto – o processo de fidelização do paciente começa já na recepção. Proporcionar conforto e bom atendimento é indispensável. Deve-se ter em mente que é nesse espaço onde seu paciente passará um bom tempo, já que é ali que ele irá aguardar pelo atendimento ou marcar consultas. Uma dica para decoração que seja, acima de tudo, funcional, é ter sempre lugares confortáveis para sentar e mesas de canto com revistas ou café.
  • Cores certas –  É bastante comum o médico escolher as cores e decoração do consultório com base no seu gosto pessoal, o que é um erro. O ideal é pensar em como o paciente irá se sentir naquele ambiente. Uma regra é que a clínica ou consultório seja decorado com cores claras, evitando cores intensas como lilás ou vermelho. Cores como fendi, areia, cinza, azul e verde claros são uma ótima escolha.
  • Iluminação – Com as luzes certas você consegue passar a noção de conforto e bem-estar, tão necessárias em espaços como a recepção. Uma dica importante: use cores quentes na recepção, pois elas transmitem conforto e aconchego, mas nas salas de atendimento é fundamental o uso de cores frias que facilitem o manuseio de equipamentos e visualização das tarefas.
  • Normas de segurança e higiene – é imprescindível manter uma equipe de manutenção e limpeza que trabalhe diariamente, mantendo o espaço do consultório ou da clínica sempre limpos.